Os fãs dos grandes documentários da Netflix ganharam um presente nesta última sexta-feira: A estreia do documentário “Inside Bill’s Brain: Decoding Bill Gates” que fala da vida e dos interesses deste gigante do software mundial.

Além dos detalhes sobre sua infância, personalidade, relação familiar e sua performance educacional fantástica, o documentário foca (e muito!) em um dos grandes interesses de Bill Gates na atualidade: as atividades da Organização Filantrópica Bill & Melinda Gates Foundation.

Melhorar as condições de esgoto nos países em desenvolvimento, erradicar a poliomielite e desenvolver uma forma mais limpa e segura de energia nuclear são alguns dos interesses da Fundação.

De fato, para 2 bilhões de pessoas os serviços de saneamento básico, como banheiros ou latrinas, não estão disponíveis. Essa falta de saneamento adequado contribui para a propagação de doenças que levam à morte quase 300 mil crianças todos os anos.

Para isso a Fundação Bill & Melinda Gates, está financiando projetos através do desafio: “Reinvent the Toilet Challenge” para que pesquisadores desenvolvam unidades sanitárias que não requerem água corrente ou encanamento extenso e que possam desinfetar com segurança e eficiência os dejetos humanos.

Realmente, são grandes desafios que exigirão muita criatividade dos cientistas pelo mundo afora, não somente para criar tecnologias com as especificações técnicas necessárias, mas com custo produtivo baixo que permita sua implementação em países em desenvolvimento.

Não será fácil, mas com certeza muito gratificante, observar, no futuro, os resultados dos esforços de cientistas do mundo todo, gerando soluções para aqueles que mais sofrem com os problemas associados à pobreza no mundo!

E você? Possui alguma ideia inovadora em algum dos temas financiados pela Fundação Bill e Melinda Gates? Não perca tempo, submeta seu projeto!

Autora: Maria de Lourdes Borba Magalhães, PhD

Fonte: https://www.gatesfoundation.org/

Deixe-nos um Comentário :)