A princípio parece estranho, mas é verdade que o ambiente interno da nossa casa pode estar poluído com substâncias voláteis que podem causar ameaças a nossa saúde. Tais compostos (principalmente acetona, benzeno e formaldeído) são “compostos orgânicos voláteis” e são liberados a partir de tintas, mobílias, produtos de limpeza e outros objetos presentes em nossos lares.

A presença destes compostos no ar que inalamos pode trazer consequências graves a nossa saúde. Felizmente, pesquisadores da Universidade de Nova Iorque em Oswego descobriram que certas plantas podem absorver grandes quantidades de tais compostos tóxicos encontrados no ambiente caseiro tornando nosso ar mais puro e saudável. O trabalho foi apresentado no 252º encontro Nacional da Sociedade Americana de Química.  

O estudo mostrou que algumas plantas são mais eficientes que outras para a purificação do ar caseiro, dentre elas estão: as bromélias, as dracenas, o clorofito, a planta jade, e a planta comumente conhecida no Brasil pelo nome de jiboia.

A interação com os vegetais é de fato agradável por diversas razões, e este estudo agregou mais uma razão para você florir seu ambiente caseiro e de trabalho.

Autora: Maria de Lourdes Borba Magalhães, PhD.

Referência

https://www.acs.org/content/acs/en/meetings/national-meeting/about/meetings-archive.html

Deixe-nos um Comentário :)