Sabemos o quanto pode ser complicada a escolha do anticorpo ideal para seu projeto. Atualmente existem mais de 6 milhões de anticorpos diferentes vendidos por mais de 300 diferentes empresas no mundo todo. Para um mesmo alvo, existem diversos anticorpos, e as diferenças entre eles podem ser significativas, o que pode gerar resultados inesperados ao final do processo.

A maneira usual de escolha do anticorpo a ser comprado é mergulhar em um mar de publicações que referenciam os reagentes e correlacionam com os resultados obtidos. Esta prática pode ser exaustiva, pois existe um número incontável de publicações na web.

Recentemente um grupo canadense desenvolveu uma plataforma baseada em “Machine Learning” que processa dados disponíveis em artigos publicados, relacionando os anticorpos utilizados com características como especificidade e sensibilidade. Tal correlação é feita baseada nas figuras disponíveis nos artigos científicos.

Com as informações apresentadas pela plataforma, a escolha dos anticorpos ideais para seu projeto se torna mais fácil, aumentando a probabilidade de sucesso em seu experimento. Assim, também é possível economizar no laboratório, pois evita-se a compra de reagentes incompatíveis com suas análises. A plataforma é atualmente disponibilizada pela empresa BenchSci.

Gostou dessa dica? Acompanhe as publicações no blog da Scienco Biotech.

Autora: Maria de Lourdes Borba Magalhães, PhD.

Deixe-nos um Comentário :)