A busca por uma pele jovem e saudável é um grande desafio para homens e mulheres. A pele é o maior órgão do corpo humano, cujo principal papel é fornecer uma barreira protetora para as agressões do ambiente externo. Ao entrar em contato com o meio externo, a pele está sujeita a agressões mecânicas e químicas, além de patógenos, radiações e desidratação.  

A pele é composta por duas camadas principais, uma mais externa chamada epiderme, e uma camada mais interna chamada derme. A epiderme é predominantemente composta por células chamadas de queratinócitos, e forma a barreira mais externa da pele.

A derme é uma camada mais interna composta principalmente por colágeno, que fornece elasticidade e firmeza estrutural à pele. O colágeno é uma proteína fibrosa produzida por células chamadas fibroblastos. A produção natural de colágeno diminui ao longo da vida, diminuindo a firmeza e elasticidade natural da pele oque gera aparência de envelhecimento cutâneo.

Frutas cítricas são fonte de Vitamina C

A importância da Vitamina C na síntese de colágeno.

Os fibroblastos da pele têm uma dependência absoluta da vitamina C para a síntese de colágeno e para a regulação do equilíbrio de colágeno / elastina na derme. Muitos estudos in vitro mostram uma maior síntese de colágeno em animais submetidos a suplementação de vitamina C na dieta.

Além disso, estudos mostraram que os querationócitos (células da epiderme) apresentam uma capacidade de proteção contra radiação UV quando a vitamina C está disponível em níveis adequados. Outros estudos ainda mostraram que a Vitamina C aumenta a produção de agentes antioxidantes nos queratinócitos e protege a pele do desenvolvimento de tumores malignos.

Como fornecer vitamina C para sua pele

Apesar de muitos estudos demonstrarem a importância da Vitamina C na produção de colágeno e antioxidantes, entre outros benefícios, a eficiência da aplicação tópica de Vitamina C em cremes e loções é controversa e continua sendo um grande  desafio.

No entanto, muitos estudos mostram que altos níveis de Vitamina C na pele, aumento na produção de colágeno, estão de fato, associados à ingestão adequada de frutas e vegetais. Mesmo a suplementação de colágeno através de complexos vitamínicos não superou os resultados positivos observados com indivíduos submetidos a uma dieta rica em frutas e vegetais.

Portanto, apesar de a aplicação tópica de Vitamina C, através de cremes e loções, poder fornecer benefícios para sua pele, uma alimentação rica em frutas continua sendo a melhor opção para manutenção de uma pele jovem e saudável.

Maria de Lourdes Borba Magalhães, Ph.D.

Referências

The Roles of Vitamin C in Skin Health Juliet M. Pullar, Anitra C. Carr and Margreet C. M. Vissers * Nutrients 2017, 9, 866; doi:10.3390/nu9080866

Weller, R.H.; John, A.; Savin, J.; Dahl, M. The Function and Structure of Skin, 5th ed.; Wiley-Blackwell: Massachusetts, MA, USA, 2008.

Zussman, J.; Ahdout, J.; Kim, J. Vitamins and photoaging: Do scientific data support their use? J. Am. Acad. Dermatol. 2010, 63, 507–525.

McArdle, F.; Rhodes, L.E.; Parslew, R.; Jack, C.I.; Friedmann, P.S.; Jackson, M.J. UVR-induced oxidative stress in human skin in vivo: Effects of oral vitamin C supplementation. Free Radic. Biol. Med. 2002, 33, 1355–1362

Deixe-nos um Comentário :)